DICAS



Você sabe como surgiu e qual foi a primeira ferramenta?

August 11, 2011

Procuramos caminhos diferentes e promissores para suprir as nossas dificuldades.

A ferramenta é uma das provas de que o homem iniciou a sua evolução há pelo menos dois milhões de anos.

No ano de 1959 foram encontradas na África ferramentas de um milhão e setecentos milhões de anos atrás. São martelos e choppers (instrumento de corte) que comprovam a existência de uma técnica já em desenvolvimento.

Eram feitas de sílex, um tipo de pedra que era retirado de grandes bancos rochosos, através de picaretas feitas com chifre de veado.

A forma e as técnicas básicas da utilização de vários instrumentos que usamos até hoje já eram conhecidas desde os primórdios da evolução humana.


A evolução das ferramentas na era do metal:

Apesar de o metal já ser conhecido, pois muitos povos usavam o metal de meteoros para fazer facas, pontas de flechas e instrumentos para perfurar, este era tratado como a pedra, através da percussão e do polimento. O forno, o fole, a bigorna, o martelo, revolucionaram o uso dos metais, possibilitando o surgimento de uma indústria metalúrgica, com a qual o homem passa a reproduzir a própia matéria de que será feita a ferramenta.
todo o trabalho era realizado através de dois tipos de motores: o motor humano e o motor animal.

Há algum tempo, o termo Qualidade era visto como um conceito para expressar apenas características desejáveis em um produto ou serviço, visando à satisfação dos clientes/consumidores.

A partir das novas exigências do mercado, ter uma visão voltada apenas no produto ou serviço não é mais suficiente para a determinação dos fatores de competitividade das empresas.
 


Buscar por:


Newslleter


preencha os campos corretamente.